22.5.14

26 à moda das tertúlias

escrevi uma crónica ou não crónica, sim
palavra de trios, palavreados sim:

Uma actriz, fez truz-truz, torceu um joelho
ficou com uma dor atroz que lhe deu artroses. 

ou melhor exempleficando: 
[início da transcrição] 

Olhe minha querida senhora,
desculpe intrometer-me na conversa, 
que eu nem sou destas coisas,
deixe a rapariga (que vai escrever sobre nós) sair
que ainda anda muito atarefada 
para não perceber que 
mais vale sentar-se nos bancos de trás 
do que ouvir conversas de croché 
(ou ainda hipotéticas dimensões climatéricas).
Como lhe dizia minha querida senhora
sou muito humilde, 
moro para os lados da Pontinha, sabe...
e como lhe digo,
desculpe mesmo falar consigo
mas não deixei de ouvir 
que hoje lhe tinha cheirado a queimado
[levante-se que a pobre rapariga ainda não passou]
e olhe que ontem à tarde o mesmo me passou, 
como é assim estas coisas?

nem sei, nem sei... 
ao meu Luís já nem lhe cheiram estas coisas, coitado
não aguentou desde o desastre de Turim, 
vá-se lá compreender estas coisas... 
ainda ontem me aconteceu uma coisa que olhe
nem lhe sei contar,
então não é que fui de táxi ter com a 
minha netinha, tadinha, está apanhadinha, veja só
trazia-lhe um gatinho de porcelana 
bem dentro do meu saquinho do pão,
que não tinha encontrado a minha mala,
aquela que a minha Isabel me tinha dado,
sabe como é,
mas vinha bem embrulhadinho à mesma,
olhe! tanto foi que nem dei por ele! 
só depois é que a minha nora se me lembrou
e só assim é que depois nem soube o que fazer, veja lá
o Rogério é que me disse para ligar pró fogareiro
e eu lá liguei, 
mas olhe que traquinices que esta malandragem faz,
pois se me devem têro roubado,
e eu lá liguei, disse que tinha deixado 
o gato dentro do táxi,
e olhe que foram a correr ver daquilo,
o homem deitou um grito que nem lhe digo
disse que ainda havia gatos com o cio nesta altura
e olhe que eu disse logo que aquele não era desses
e o pobre homem lá se concertou mas ainda ássim
não se contentou com as modernices, 
e pobre da minha netinha, tive de lhe comprar 
uma camisolinha que a gente para ver a
menina dos olhos a brilhar nos catraios faz de tudo,
não é minha querida senhora
[olhe, lá foi a rapariga... estas carreras ago...]